Barômetro QIMA 2023 Q3

12 jul 2023

Barômetro do 3º trimestre de 2023: O progresso da legislação ESG significa que não há mais negócios como de costume na sustentabilidade da cadeia de suprimentos

Em meados de 2023, o tão esperado progresso na legislação de due diligence da cadeia de suprimentos europeia está introduzindo uma era em que a conformidade com ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) se torna obrigatória, e a ênfase no exame minucioso dos fornecedores continua crescendo. Enquanto isso, as percepções de sourcing coletadas pela QIMA mostram que, mesmo com os compradores ocidentais buscando uma maior diversificação da cadeia de suprimentos no exterior e perto de casa, a China continua sempre presente nas compras globais.

Esse relatório do barômetro, baseado nos dados de bens de consumo da QIMA sobre inspeções e auditorias, além dos resultados de nossa pesquisa de primeiro semestre com mais de 250 empresas com cadeias de suprimentos internacionais, oferece uma visão geral de como o cenário de sourcing global está se transformando na esteira das interrupções sísmicas dos últimos anos.

Desempenho ESG aumenta nas agendas da cadeia de suprimentos em todo o mundo

Com a Lei da Cadeia de Suprimentos da Alemanha já em vigor e a Diretiva da UE sobre Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa (CSDDD) em andamento na legislatura, 2023 está vendo as preocupações com a sustentabilidade aumentarem rapidamente nas agendas das empresas em todo o mundo. A pesquisa H1 2023 da QIMA mostra que o foco cada vez maior nas preocupações com ESG está tendo um efeito indireto, mesmo fora do escopo imediato das leis relevantes: quase metade (46%) dos entrevistados relatou dar mais peso à conformidade do fornecedor em suas decisões de fornecimento, mesmo quando não são obrigados a fazê-lo pelas regulamentações (em comparação com 65% das empresas dentro do escopo das leis de ESG). Notavelmente, os setores com um histórico recente de forte escrutínio público, como Têxtil e Vestuário, tendem a ter a maior porcentagem de empresas que prestam mais atenção à conduta do fornecedor.

Como todas as partes interessadas das cadeias de suprimentos globais reconhecem cada vez mais a importância das questões de ESG, este é um bom momento para as marcas trabalharem com seus fornecedores em busca de maior transparência e sustentabilidade. Para as parcerias de fornecimento estabelecidas, isso pode significar revisar os termos de cooperação para dar maior ênfase aos direitos humanos e à conformidade ambiental; enquanto os compradores que exploram oportunidades em novos mercados de fornecimento devem ter em mente as preocupações de ESG ao escolher e integrar novos fornecedores, para enfatizar a importância de negócios éticos e sustentáveis desde o primeiro dia.

Na pesquisa H1 2023 da QIMA, a visibilidade da cadeia de suprimentos foi apontada como um dos principais motivos para investir em digitalização, com soluções de rastreabilidade entre as três tecnologias mais populares da cadeia de suprimentos (já implementadas e/ou em implementação por 45% dos entrevistados).

Fig. E1. "Sua empresa se enquadra no escopo de alguma legislação de ESG?" (por localização da sede do entrevistado)

Fig. E2. "A conformidade do fornecedor tem um impacto maior em suas decisões de compra agora em comparação com 12 meses atrás?" (por local de sede do respondente, independentemente de o respondente estar ou não dentro do escopo da legislação de ESG)

Fig. E3. "Quais das seguintes tecnologias a sua empresa já implementou/está planejando implementar na sua cadeia de suprimentos?"

A China continua profundamente entrelaçada nas cadeias de suprimentos do Ocidente

Após a promessa de promessa de retorno do primeiro trimestrea terceirização da China permaneceu em uma tendência de alta durante o primeiro semestre do ano, embora com um ritmo de crescimento lento, mostram os dados da QIMA. Globalmente, a demanda por inspeções e auditorias na China aumentou +3,5% em relação ao ano anterior no segundo trimestre de 23, atrás da previsão revisada de crescimento da China para 2023, de 5,6%.

Como antes, as regiões emergentes foram os maiores impulsionadores desse crescimento, com a demanda de inspeção e auditoria do segundo trimestre de empresas sediadas na América Latina e na Ásia aumentando 13% e 27%, respectivamente, em comparação com a demanda estável de compradores ocidentais no mesmo período.

Sem subestimar a importância dos mercados de consumo domésticos das regiões emergentes, vale a pena observar que muitos dos países que atualmente registram um forte aumento no sourcing da China também estão recebendo novos volumes de negócios de compradores globais que estão mudando suas compras para fora da China. Isso sugere que, apesar dos esforços de longo prazo das marcas americanas e europeias para diminuir sua dependência da China, o gigante da manufatura continua profundamente entrelaçado nas cadeias de suprimentos ocidentais, sendo um importante fornecedor de matérias-primas, componentes e produtos intermediários para outros mercados de sourcing na Ásia, bem como para os locais de nearshoring dos EUA no México e em outras partes da América Latina.

Tendências de sourcing do Sudeste Asiático são positivas, mas o crescimento varia de país para país

Enquanto isso, 2023 está se mostrando promissor para o sourcing do Sudeste Asiático, com os dados da QIMA mostrando uma expansão constante da demanda de inspeção e auditoria na região e um interesse sustentado dos compradores ocidentais. A participação combinada dos mercados de sourcing do Sudeste Asiático nos portfólios de compras de marcas sediadas nos Estados Unidos e na União Europeia tem crescido constantemente e, no primeiro semestre de 2023, chegou a quase metade da participação da China (em comparação com um terço em 2020).

As taxas de crescimento, no entanto, variam em toda a região, com o sourcing do Vietnã apresentando um primeiro semestre de 2023 mais lento em comparação com alguns vizinhos; os fatores contribuintes incluem os crescentes obstáculos burocráticos vinculados à campanha anti-suborno em andamento no Vietnã e uma série recente de quedas de energia. Os dados da QIMA sobre a demanda de inspeção e auditoria do Vietnã no segundo trimestre de 2023 mostram uma expansão global de 6% em relação ao ano anterior e de 5% em relação ao ano anterior para compradores dos EUA e da UE, em comparação com um crescimento mais rápido apresentado por alguns outros participantes da região.

Fig. S1. Principais mercados de fornecimento dos compradores dos EUA e da UE por participação

Nearshoring vs. Reshoring: Os compradores da UE aproveitam ambos, enquanto as marcas dos EUA preferem o fornecimento dos vizinhos

As marcas de todo o mundo continuam a utilizar o nearshoring e o reshoring como parte de suas estratégias de aquisição, mas os compradores europeus e americanos adotam abordagens diferentes para aproximar uma parte de suas operações de seus respectivos mercados consumidores.

Os compradores dos EUA preferem, de forma esmagadora, o nearshoring ao reshoring como alternativa ao sourcing no exterior, com apenas 20% relatando ter comprado mais de seu país de origem nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa H1 2023 da QIMA. Enquanto isso, as empresas sediadas na UE preferem uma abordagem mais flexível, usando uma combinação de sourcing da região de origem e compras das regiões vizinhas para encurtar suas cadeias de suprimentos. Os dados do primeiro semestre de 2023 da QIMA sobre a demanda de inspeção e auditoria de compradores baseados na UE mostram uma expansão de dois dígitos nos países da Europa Central e Oriental, bem como um aumento constante nos países da Europa Ocidental, incluindo Itália, Alemanha, Portugal e Espanha.

Entre os fatores que impulsionam o reshoring europeu estão o contínuo afastamento gradual da China devido a tensões geopolíticas e o impulso contínuo para aumentar a autossuficiência da UE em componentes eletrônicos. Enquanto isso, os mercados europeus de têxteis e vestuário ainda dependem fortemente de fornecedores no Mediterrâneo e no Oriente Médio: Os dados da QIMA mostram que a demanda por inspeção e auditoria dos compradores da UE na região cresceu 22% em relação ao ano anterior no segundo trimestre de 2023.

Figura N1: "Você começou a comprar ou aumentou suas compras de fornecedores do seu país ou região nos últimos 12 meses?"

No início da era do ESG obrigatório, a transparência da cadeia de suprimentos é o caminho a seguir

Após a curva de aprendizado acentuada dos últimos anos, as empresas com cadeias de suprimentos globais melhoraram sua capacidade de navegar pelas mudanças - bem a tempo de enfrentar os novos desafios trazidos pelo endurecimento das regulamentações de ESG. Agora, mais do que nunca, a transparência e a rastreabilidade de ponta a ponta são cruciais para gerenciar os riscos da cadeia de suprimentos em um mundo em que o fornecimento responsável está rapidamente se tornando não opcional.