Barômetro QIMA 2024 Q2

8 abr 2024

BARÔMETRO DO 2º TRIMESTRE DE 2024: Aumento de compras no 1º trimestre: um sinal de esperança para o varejo ocidental?

Após um ano de demanda lenta, o primeiro trimestre de 2024 testemunhou um aumento nos volumes de sourcing em todos os setores, tanto nas regiões de fornecedores estrangeiros quanto nos mercados de nearshoring. Esse aumento nas aquisições pode estar ligado a vários fatores, como o enfraquecimento dos temores de recessão e a melhora do sentimento do consumidor no Ocidente, a reposição de estoques após a temporada de férias, bem como o fato de as marcas confiarem em remessas maiores para atenuar os tempos de trânsito de frete mais longos nas rotas afetadas pela crise do Mar Vermelho.

Esse relatório de barômetro, baseado nos dados da QIMA sobre inspeções de produtos e auditorias de fábrica, bem como em nossa recente pesquisa com mais de 800 empresas, oferece uma visão antecipada do estado do cenário de sourcing em 2024 e das expectativas para os próximos meses.

China Sourcing começa 2024 com um estrondo

Embora em 2023 os dados da QIMA tenham mostrado que grande parte do crescimento da China foi impulsionado pela demanda das regiões emergentes, no primeiro trimestre de 2024 o apetite por produtos fabricados na China voltou a crescer no Ocidente. A demanda por inspeções e auditorias na China entre os compradores sediados nos EUA cresceu 12% em relação ao ano anterior, enquanto entre as marcas europeias o crescimento foi ainda mais rápido, especialmente entre os compradores sediados na Alemanha (35% em relação ao ano anterior), na França (30% em relação ao ano anterior) e na Holanda (33% em relação ao ano anterior). Enquanto isso, o interesse nas capacidades de fabricação da China permaneceu robusto entre os compradores de outras partes da Ásia, bem como da América Latina e da América do Sul, com crescimento de dois dígitos na demanda de inspeção e auditoria em todos os setores.

Essas tendências estão alinhadas com os sentimentos dos compradores observados na última pesquisa da QIMA, em que dois terços dos entrevistados planejam manter ou aumentar os volumes de negócios com fornecedores chineses em 2024. Nos EUA, 59% dos compradores, e na UE, 68% dos compradores, expressaram intenções semelhantes. Analisando o setor específico, os setores com maior interesse no sourcing da China incluem Eletrônicos e Eletrodomésticos e Produtos Promocionais.

Fig. C1: Planos de sourcing da China para 2024, conforme relatado pelas empresas (por região do comprador)

Fig.C2: Planos de sourcing da China para 2024 (por setor; empresas localizadas fora da China)

O fornecimento de têxteis aumenta globalmente à medida que as marcas se reabastecem após as festas de fim de ano

As marcas de moda estão aproveitando a oportunidade para reabastecer os estoques após o consumo de fim de ano de roupas e acessórios, sugerem os dados da QIMA. Após um ano de 2023 lento, a demanda por inspeções e auditorias de têxteis e vestuário aumentou +20% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2024 em todo o mundo. E, embora a China esteja experimentando um ressurgimento da popularidade entre as marcas de vestuário, seus concorrentes na Ásia e em outros países estão acompanhando o ritmo.

As marcas sediadas nos Estados Unidos e na União Europeia intensificaram suas compras em Bangladesh, instigando o otimismo de que o setor de exportação do país terá um desempenho melhor este ano em comparação com 2023, quando uma crise política interrompeu uma parte significativa da produção de Bangladesh. Ainda não se sabe se esse otimismo se concretizará, pois o setor tem algumas preocupações com a recente medida política do governo de Bangladesh de reduzir os incentivos em dinheiro para as exportações de vestuário.

Por outro lado, a Índia, outra potência têxtil estabelecida, observou um crescimento muito mais lento na demanda por inspeções e auditorias de têxteis e vestuário (+7% em relação ao ano anterior de compradores ocidentais), possivelmente devido à diversificação contínua de suas exportações para novos setores, como o de eletrônicos.

As regiões de sourcing nearshoring também se mostraram importantes para o sourcing têxtil da UE no último trimestre, com os dados da QIMA registrando uma expansão de dois dígitos na demanda de inspeção e auditoria na Turquia, Marrocos, Egito e Jordânia.

Nearshoring na UE continua forte apesar dos riscos geopolíticos

Depois de ganhar participação de mercado de vários destinos de sourcing no exterior em 2023, o nearshoring deve continuar popular este ano entre os compradores ocidentais de ambos os lados do Atlântico, sugerem os dados da QIMA.

No primeiro trimestre de 2024, a participação relativa do nearshoring nos portfólios de sourcing de compradores baseados na UE continuou seu crescimento constante observado pela QIMA nos últimos cinco anos, com os mercados de fornecedores locais e vizinhos agora representando 15% de todas as compras de marcas e varejistas europeus. Isso inclui a Europa continental (onde os fornecedores da França, Alemanha e Bulgária tiveram uma forte demanda dentro da UE), bem como as regiões tradicionais de fornecimento da UE ao redor do Mediterrâneo (incluindo Jordânia e Egito). Esse último sugere que as parcerias de fornecedores das empresas europeias na região estão se mantendo resilientes diante dos atuais riscos geopolíticos na região do Mar Vermelho.

Por outro lado, as marcas sediadas nos Estados Unidos, apesar de expressarem um forte interesse no sourcing local (conforme observado na última pesquisa da QIMA), parecem estar demorando a transformar seus planos de nearshoring em realidade. Os dados da QIMA mostram um crescimento relativamente morno, ano a ano, na demanda do primeiro trimestre por inspeções e auditorias na América Latina e na América do Sul, com o México ainda liderando o caminho como o principal destino de sourcing para os compradores norte-americanos.

Fig. N1: Participação relativa de regiões de sourcing no exterior e nearshoring (compradores baseados na UE)

Fig. N2: Evolução do interesse do comprador em nearshoring e reshoring, 2023-2024 (por local da sede do entrevistado)

O atual aumento do sourcing é uma má notícia para a conformidade ética?

Como os compradores estão aumentando o tamanho de suas remessas para reabastecer os estoques, as fábricas nas regiões de fornecimento podem estar economizando na segurança dos trabalhadores e nos direitos trabalhistas, pois correm para atender à demanda.

No Sudeste Asiático, os resultados das auditorias éticas da QIMA mostram um aumento significativo na frequência de violações de Saúde e Segurança, bem como uma maior incidência de Trabalho Infantil. No primeiro trimestre de 2024, 21% e 8% das auditorias, respectivamente, descobriram violações críticas nessas categorias em fábricas auditadas no Sudeste Asiático - representando um aumento de quase duas vezes em comparação com a média de 2023.

Enquanto isso, as auditorias éticas no Sul da Ásia encontraram uma incidência consistentemente alta de violações de conformidade relacionadas a horas de trabalho e salários, sugerindo que as fábricas podem estar contando com horas extras não pagas ou forçadas para lidar com o aumento no volume de pedidos.

Essas tendências são especialmente preocupantes quando combinadas com o fato de que a visibilidade da cadeia de suprimentos permanece baixa em todos os setores: A recente pesquisa da QIMA constatou que apenas 16% das empresas em todo o mundo eram capazes de nomear todos os fornecedores envolvidos na fabricação de seus produtos (enquanto quase um terço conhecia menos da metade de sua rede de fornecimento).

Fig.E1: Porcentagem de auditorias que descobriram violações críticas em determinadas categorias - Sudeste Asiático

Fig. E2: Visibilidade da cadeia de suprimentos relatada pelas empresas - por local da sede

Contato com a imprensa Email: press@qima.com