Barômetro QIMA 2023 Q2

19 abr 2023

Compradores globais observam a tentativa de retorno da China, enquanto cresce a necessidade de digitalização da cadeia de suprimentos

Com a China de volta à briga, 2023 promete uma concorrência mais acirrada entre as potências manufatureiras da Ásia na redistribuição contínua dos fluxos comerciais. Enquanto isso, à medida que novos desafios da cadeia de suprimentos surgem com a maior diversificação de fontes e o aumento do impacto das regulamentações de ESG, mais empresas estão recorrendo a soluções digitais para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos, assumir o controle da qualidade do produto e gerenciar a conformidade do fornecedor. Esse relatório do barômetro é baseado nos dados da QIMA sobre inspeções e auditorias, bem como nos insights de nossa mais recente pesquisa com mais de 250 empresas de bens de consumo com cadeias de suprimentos internacionais.

Depois de um 2022 difícil, a China está pronta para voltar com tudo?

Depois de atingir novos mínimos de confiança do comprador no ano passado, o sourcing da China parece estar preparado para um retorno promissor em 2023. As estatísticas oficiais mostram que, na esteira do levantamento das restrições "COVID zero", a atividade fabril da China no primeiro trimestre seguiu uma tendência de recuperação; os dados da QIMA para o mesmo período mostram uma expansão de 3% em relação ao ano anterior na demanda por inspeções e auditorias da China em todo o mundo, marcando um primeiro trimestre de crescimento positivo desde o início de 2022.

Notavelmente, os números do QIMA sugerem que o crescimento da China no primeiro trimestre foi impulsionado mais pelas regiões emergentes do que pelos compradores ocidentais: a demanda por inspeções e auditorias na China por parte de empresas sediadas na Ásia e na América Latina aumentou 37% e 20%, respectivamente, em comparação com os insignificantes 2% de compradores sediados nos EUA e na UE.

Os resultados da pesquisa do QIMA sobre o 1º trimestre de 2023 com marcas com cadeias de suprimentos internacionais confirmam ainda mais que as marcas ocidentais ainda estão seguindo a tendência de longo prazo de diversificação da China: mesmo que a "fábrica do mundo" ainda domine a lista dos TOP3 parceiros de sourcing, 61% e 58% dos entrevistados dos EUA e da UE, respectivamente, informaram que seus volumes de compra na China no 1º trimestre de 2023 foram menores do que há um ano.

Figura C1: Regiões de fornecimento indicadas entre as TOP3 por empresas sediadas nos EUA e na UE (excluindo a região de origem)

Figura C2: Compradores ocidentais relatando diminuição dos volumes de compra na China nos últimos 12 meses

A concorrência nos mercados fornecedores da Ásia deve se intensificar em 2023

Frequentemente visto como o maior vencedor das mudanças de sourcing dos últimos anos, o Vietnã enfrentou forte concorrência de seus vizinhos na região no primeiro trimestre. Embora quase um terço dos entrevistados da pesquisa da QIMA tenha escolhido o Vietnã ao diversificar sua geografia de compras, os dados da QIMA sobre a demanda de inspeção e auditoria dos compradores ocidentais mostram que o ritmo de expansão do Vietnã (+5,5% em relação ao ano anterior) ficou atrás de outros centros de fornecedores populares no Sudeste Asiático, como Filipinas (+26% em relação ao ano anterior), Camboja (+25% em relação ao ano anterior), Tailândia (+21% em relação ao ano anterior) e Indonésia (+20%).

Dito isso, todos os mercados fornecedores do Sudeste Asiático terão de se esforçar muito para manter sua atratividade até 2023. Como as "alternativas à China" regionais não têm a infraestrutura de fabricação madura do país de origem, muitas vezes elas lutam para oferecer capacidade de produção adequada e mão de obra qualificada. Com a China de volta ao jogo, alguns compradores podem voltar a fazer seus pedidos; outros lançarão suas redes mais longe - na maioria das vezes, em direção à Índia e a Bangladesh.

De fato, os dados da pesquisa de sourcing global da QIMA mostram que o Sul e o Sudeste Asiático se tornaram igualmente importantes como regiões fornecedoras para compradores sediados nos EUA, enquanto entre as empresas sediadas na UE, o Sul da Ásia ultrapassou o Sudeste Asiático em popularidade a partir de 2022.

Fig. A1: Entrevistados que relataram aumento no fornecimento do Vietnã e da Índia nos últimos 12 meses (% dos que fizeram mudanças significativas na geografia de seus fornecedores no mesmo período)

Fig. A2: TOP3 regiões de sourcing agregadas de empresas sediadas nos EUA e na UE

Mais da metade das empresas pretende incorporar o nearshoring como parte de sua estratégia de sourcing em 2023

Os resultados da pesquisa da QIMA, combinados com os dados da QIMA sobre volumes de inspeção e auditoria, indicam que o near-shoring continua sendo um elemento importante do sourcing global. 57% das empresas em todo o mundo relataram planos de aumentar as compras em suas regiões de origem e/ou vizinhas em 2023.

As marcas sediadas nos Estados Unidos, ansiosas para diminuir sua dependência do frete marítimo, têm aumentado sua presença de fornecimento na América Latina e na América do Sul, com a demanda do primeiro trimestre por inspeções e auditorias dos Estados Unidos crescendo +11% em relação ao ano anterior no México e +32% em relação ao ano anterior na Guatemala.

Enquanto isso, os compradores europeus continuaram a aumentar sua pegada de compras no Mediterrâneo, resultando em um crescimento de dois dígitos para inspeções e auditorias na região (+29% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre). Isso incluiu um aumento de novos pedidos da Turquia, como parte da promessa coletiva das marcas da UE de apoiar o setor têxtil e de vestuário do país após o devastador terremoto de fevereiro.

Fig. N1: Como os compradores se sentem em relação ao nearshoring como parte de sua estratégia de cadeia de suprimentos nos próximos 12 meses

As marcas veem a transformação digital como uma ferramenta fundamental para melhorar a visibilidade, a conformidade e o gerenciamento da qualidade

As empresas de todo o mundo buscam cada vez mais a digitalização da cadeia de suprimentos como uma solução para os novos desafios de sourcing decorrentes do aumento da diversificação de fornecedores e de regulamentações ESG mais rigorosas.

O principal fator que impulsiona a digitalização da cadeia de suprimentos em 2023 é a necessidade de maior visibilidade da cadeia de suprimentos e rastreabilidade do produto, apontada por 40% dos entrevistados da pesquisa da QIMA como o principal impulso para investir em tecnologia da cadeia de suprimentos - um reflexo claro do impacto cada vez maior das regulamentações de relatórios ESG e do peso cada vez maior da conformidade do fornecedor nas decisões de fornecimento.

Enquanto isso, o segundo maior motivo dos entrevistados da pesquisa da QIMA para investir em tecnologia de cadeia de suprimentos foi gerenciar melhor a qualidade do produto e a conformidade do fornecedor - os pontos problemáticos tradicionais das cadeias de suprimentos internacionais recentemente agravados pelo aumento da diversificação. De fato, as empresas com cadeias de suprimentos recentemente diversificadas relataram consistentemente maiores dificuldades com a qualidade dos produtos em comparação com aquelas que não mudaram a geografia de seus fornecedores nos últimos 12 meses.

Fig. D1: Principais motivos para investir em tecnologia e digitalização da cadeia de suprimentos novas ou ampliadas nos próximos 12 meses

Fig. D2. Principais desafios de sourcing apontados pelos entrevistados globalmente