Barômetro QIMA 2021 Q1

12 jan 2021

2020 em Revista: A disrupção da Covid-19 no comércio global revela mudanças nos hábitos de consumo e riscos éticos crescentes, enquanto o fornecimento da China supera as probabilidades

Quase um ano após o início da crise da COVID-19, a incerteza e a interrupção continuam dominando o comércio global. Em 2021, é provável que o sourcing global continue à mercê da pandemia, enfatizando a importância da agilidade e da eficiência da cadeia de suprimentos para a sobrevivência contínua de qualquer empresa.

Analisando um ano de interrupções verdadeiramente sem precedentes no sourcing global, os dados de 2020 da QIMA mostram um quadro de cadeias de suprimentos cada vez mais diversificadas, mudanças nos hábitos dos consumidores e um aumento alarmante nos riscos éticos.

Os choques do lado da demanda se mostram consistentemente mais perturbadores para o fornecimento global do que os bloqueios do lado do fornecedor

Os dados do QIMA sobre a demanda de inspeção e auditoria em 2020 refletem globalmente o forte impacto dos lockdowns e quarentenas da COVID-19 no comércio global, ilustrando claramente que os choques do lado da demanda apresentam maior potencial disruptivo em comparação com os lockdowns em regiões orientadas para a oferta. No primeiro semestre de 2020, muitas marcas e varejistas ocidentais enfrentaram com sucesso as ondas de lockdowns em toda a Ásia, compensando a escassez de capacidade de fabricação ao direcionar seu fornecimento para regiões que ainda estavam em operação (resultando em uma queda de apenas -4,5% na demanda global de inspeção e auditoria em relação ao ano anterior entre janeiro e fevereiro de 2020). Por outro lado, os lockdowns nas regiões de origem dos compradores invariavelmente causaram quedas acentuadas no sourcing (demanda por inspeções e auditorias -31% em relação ao ano anterior em abril-maio de 2020) - um padrão que está se repetindo no final de 2020, com os lockdowns sendo restabelecidos na UE e em partes dos EUA.

China Sourcing em 2020: Do Paciente Zero à Recuperação e Resiliência

No primeiro semestre de 2020, parecia que a China, sendo o primeiro país a sofrer com a COVID-19, seria o epicentro da pandemia e a economia mais afetada. No entanto, após um primeiro trimestre desastroso, marcado por uma paralisação da produção e um choque de demanda, o sourcing da China durante o restante de 2020 seguiu uma trajetória lenta, porém constante, rumo à recuperação. No final do segundo trimestre, a demanda por inspeções e auditorias na China voltou aos níveis de 2019 e, a partir daí, continuou a crescer ao longo da segunda metade do ano, parando apenas em dezembro, quando os bloqueios foram restabelecidos em várias regiões ocidentais. Por fim, em 2020, os volumes de inspeção e auditoria na China diminuíram -2,8% em relação ao ano anterior, o que, apesar do ano de interrupções sem precedentes, representa uma queda menor nos volumes de sourcing em comparação com a queda de -3,3% em relação ao ano anterior observada em 2019, na esteira da guerra tarifária entre os EUA e a China.

Pelo menos parcialmente responsável por essa relativa resiliência foi o interesse renovado dos compradores norte-americanos, que estavam com muito menos pressa de deixar a China em 2020, após o abrandamento gradual das tensões comerciais na esteira do acordo comercial de "fase um" assinado em janeiro de 2020. A demanda por inspeções e auditorias na China por parte de marcas norte-americanas permaneceu acima dos níveis de 2019 durante o segundo semestre de 2020, com a demanda por inspeções e auditorias caindo um total de -3,0% em relação a 2019, em comparação com a queda acentuada de -15% de 2018 para 2019. Em contrapartida, os compradores europeus mostraram menos demanda pelos tradicionais FMCG fabricados na China - no entanto, esse declínio foi compensado pela crescente demanda por EPIs, o que explica em grande parte a demanda por inspeções e auditorias que encerrou 2020 estável em relação ao ano anterior, em vez de um declínio mais drástico.

Diversificação de sourcing acelerada pela pandemia, com demanda dos centros de fabricação da Ásia

Embora a China tenha tido um ano melhor do que o previsto, a pandemia deu um forte impulso à tendência de longo prazo de transferir os volumes de compra para a concorrência regional: a demanda por inspeções e auditorias no Sudeste Asiático aumentou +19% em relação ao ano anterior em 2020 (o dobro da taxa de crescimento anual de 2019 em relação a 2018). Como um todo, essa região registrou uma expansão de dois dígitos na demanda de inspeção e auditoria a partir de julho, impulsionada por compradores em busca de alternativas à China, tanto no curto quanto no longo prazo, bem como por pedidos maciços de EPI.

Enquanto isso, a recuperação foi nitidamente mais lenta no Sul da Ásia (+2,6% de crescimento anual em 2020 em toda a região, uma fração do crescimento anual de dois dígitos registrado em 2019 em relação a 2018), onde os fabricantes tiveram dificuldade para se recuperar do colapso em abril e maio, que se tornou catastrófico pela combinação de lockdowns regionais e demanda dizimada por lockdowns no Ocidente.

Bloqueios e pedidos de trabalho em casa provocam mudanças na demanda do consumidor

Os dados agregados do QIMA para 2020 mostram que as ondas contínuas de medidas de quarentena e o número sem precedentes de pessoas que trabalham em casa no Ocidente já se refletiram na mudança dos hábitos dos consumidores, o que, por sua vez, afetou os fluxos comerciais globais. Acompanhar as tendências da moda e atualizar os guarda-roupas claramente caiu na lista de prioridades dos consumidores, com a demanda por inspeções de Têxteis, Vestuário e Calçados encerrando 2020 em -11% em relação ao ano anterior globalmente, tendo permanecido em queda geral desde março, com exceção de uma breve recuperação em setembro e outubro.

Por outro lado, o trabalho remoto e a educação em casa criaram uma necessidade maior de equipamentos de comunicação e vários produtos de entretenimento doméstico. A demanda de inspeção e auditoria de produtos como eletrônicos e eletroeletrônicos, utilidades domésticas e brinquedos entre os varejistas sediados nos Estados Unidos cresceu aos trancos e barrancos durante o segundo semestre de 2020, com todos os setores acima encerrando o ano com crescimento de dois dígitos: +44% em relação ao ano anterior, +28% em relação ao ano anterior e +46,5% em relação ao ano anterior, respectivamente.

A COVID-19 agrava os riscos éticos nas cadeias de suprimentos, com um aumento vertiginoso das violações trabalhistas

Os desafios entrelaçados da pandemia da COVID-19 exacerbaram fortemente os riscos aos direitos humanos nas cadeias de suprimentos globais, com questões que vão desde o aumento da vulnerabilidade à escravidão moderna e ao trabalho infantil (resultante dos altos riscos de pobreza causados pela perda maciça de empregos), até violações trabalhistas em fábricas e menor escrutínio de medidas de segurança não relacionadas ao vírus devido à escassez de recursos de Saúde e Segurança.

Os dados de auditoria ética da QIMA coletados em fábricas reabertas, bem como no decorrer de auditorias remotas, mostram um quadro alarmante, com a porcentagem de fábricas classificadas como "Vermelho" por não conformidades críticas aumentando em mais de 100% no segundo semestre de 2020 em comparação com o primeiro semestre. Alguns dos problemas mais urgentes estão na área de horas de trabalho e conformidade salarial: na China, 14% das fábricas auditadas receberam uma nota de reprovação devido a violações críticas na área de horas de trabalho e salários. Exemplos de violações incluem tarefas de saneamento sendo impostas como horas extras não remuneradas, bem como trabalhadores sendo forçados a trabalhar horas excessivas para cumprir cronogramas apertados de produtos de alta demanda, como EPIs.

Em resposta aos crescentes riscos éticos e ao acesso físico limitado às fábricas, mais empresas estão acelerando a adoção de soluções tecnológicas para conformidade e controle de qualidade, que incluem auditorias remotas, soluções de voz do trabalhador e plataformas integradas de QC e conformidade que lhes permitem mapear sua rede de fornecimento e obter melhor visibilidade em vários níveis da cadeia de suprimentos.

Principais KPIs do Barômetro QIMA