Barômetro QIMA 2020 Q4

8 out 2020

O comércio global vê a recuperação da manufatura asiática após a recuperação da demanda no Ocidente

Apesar da perspectiva bastante apocalíptica que prevaleceu no início do ano, os insights de sourcing para o terceiro trimestre sugerem que o colapso do comércio global em 2020 pode ser menos dramático do que o previsto. Os dados de campo da QIMA mostram que a demanda de sourcing está acelerando nas potências de fabricação em toda a Ásia, incluindo China, Vietnã e Bangladesh, que estão prontos para encerrar o terceiro trimestre com números positivos de crescimento ano a ano - o primeiro de 2020. No entanto, essa reviravolta tem um custo: os dados de auditoria ética coletados em fábricas reabertas sugerem que a pandemia pode ter revertido vários dos ganhos de sustentabilidade e conformidade social obtidos nos últimos anos.

Exportações da China têm forte recuperação, impulsionadas pelo aumento da demanda no Ocidente, com resultados contrastantes por setor

Depois de seguir um padrão de declínio e recuperação em forma de W durante o primeiro semestre de 2020, o sourcing da China continuou em um ritmo ascendente no 3º trimestre. Os dados da QIMA mostram um aumento notável na demanda de inspeção e auditoria em julho e agosto (+8% em relação ao ano anterior e +17% em relação ao ano anterior, respectivamente), com os volumes da China prontos para terminar o terceiro trimestre de 2020 em +11% em relação ao ano anterior, um número que lembra mais seu desempenho pré-pandêmico.

As empresas ocidentais voltaram rapidamente para a China no terceiro trimestre, com a demanda por inspeções e auditorias de compradores dos EUA e da UE aumentando em 15% em relação ao ano anterior para ambos no terceiro trimestre, e o ritmo mais rápido de expansão foi observado em setores como Eletroeletrônicos (+43% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior dos EUA e da UE juntos), Brinquedos (+21%) e Artigos para o lar (+56% de compradores dos EUA). Enquanto isso, os volumes chineses de têxteis e vestuário continuam a enfrentar dificuldades, registrando uma queda de -15% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior e de -27% no acumulado do ano, sofrendo com a concorrência cada vez maior de seus vizinhos asiáticos.

A fabricação em toda a Ásia ganha ritmo, com Vietnã e Bangladesh à frente do grupo

De fato, a recuperação do sourcing não se limitou à China, com a demanda por inspeção e auditoria voltando a crescer ainda mais nos centros de fabricação em toda a Ásia, mostrando mais evidências de que as cadeias de suprimentos globais estão se desvinculando da China.

Após um colapso nos volumes de sourcing entre abril e maio de 2020, os fornecedores do Sudeste Asiático tiveram uma reviravolta no terceiro trimestre: a demanda por inspeções e auditorias apresentou um aumento de +10% em relação ao ano anterior em julho, seguido por um ritmo de crescimento ainda mais rápido em agosto (+23%) e setembro (+41%). Embora os volumes de negócios tenham aumentado de forma constante em Mianmar, Indonésia e Filipinas, o Vietnã mais uma vez emergiu como um claro vencedor na região, com três meses de expansão sustentada, resultando em um crescimento de +82% em relação ao ano anterior na demanda por inspeções e auditorias no terceiro trimestre de 2020, sugerindo que os fabricantes locais foram bem-sucedidos em recuperar a carteira de pedidos de exportação após o influxo inicial de marcas ocidentais no início do ano.

Enquanto isso, a demanda por inspeções e auditorias no Sul da Ásia aumentou de forma generalizada no terceiro trimestre, uma vez que a tentativa de recuperação iniciada em junho continuou e acelerou progressivamente por três meses consecutivos (os volumes de demanda de inspeção aumentaram +7% em relação ao ano anterior em julho, +10% em agosto e +28% em setembro). Essa recuperação está sendo liderada pelas potências têxteis do sul da Ásia, como Bangladesh, onde a demanda por inspeções de têxteis e vestuário aumentou 86% em relação ao ano anterior em setembro, impulsionada, entre outros fatores, pelo fluxo contínuo de compradores dos EUA, que continuam a diversificar suas cadeias de suprimentos de vestuário, afastando-se da China.

À medida que a diversificação da cadeia de suprimentos continua, os compradores dos EUA voltam para as capacidades reabertas em toda a Ásia, enquanto as marcas da UE intensificam o Near-Shoring

É importante observar que os compradores de ambos os lados do Atlântico desempenharam um papel igualmente importante nessa recuperação da produção, não apenas na China, mas em toda a Ásia. O Vietnã recebeu uma atenção igualmente equilibrada (demanda de inspeção de compradores americanos e europeus +91% em relação ao ano anterior e +96% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre de 2020, respectivamente), com têxteis e artigos para casa entre as categorias de produtos mais populares.

Em contrapartida, a tendência de aumento do near-shoring observada no início de 2020 foi menos proeminente no 3º trimestre. Por exemplo, as marcas norte-americanas, especialmente no setor têxtil e de vestuário, estavam mais propensas a aproveitar as capacidades de reabertura no sul da Ásia (demanda de inspeção de têxteis +38% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre) do que desviar mais de seu sourcing para a América Latina e do Sul, onde o impacto da Covid-19 ainda estava em pleno vigor no terceiro trimestre. Os compradores da UE, no entanto, continuaram a expandir sua pegada de sourcing near-shoring no Mediterrâneo e no Oriente Médio, com Marrocos, Egito e Tunísia registrando um crescimento anual de dois dígitos na demanda de inspeção e auditoria durante o terceiro trimestre.

O "Modo de Sobrevivência" contínuo tenta atalhos éticos

Os dados de auditoria da QIMA indicam que as empresas que continuam operando em "modo de sobrevivência" estão colocando mais pressão sobre a conformidade ética nas cadeias de suprimentos globais, sendo mais provável que as empresas priorizem a economia de custos em detrimento do fornecimento sustentável, bem como pressionem seus fornecedores a cumprir prazos para produtos de alta demanda (como EPIs). Essas práticas podem levar a um escrutínio insuficiente das condições de trabalho e das políticas trabalhistas, resultando em maiores riscos para a segurança do trabalhador, horas extras forçadas e outras violações éticas.

No terceiro trimestre de 2020, as pontuações das fábricas registradas pelos auditores éticos da QIMA foram -4,5% mais baixas em comparação com as médias de 2019, com aproximadamente 62% das fábricas precisando de remediação a médio e longo prazo em uma variedade de questões, incluindo saúde e segurança, horas de trabalho e salários, gerenciamento de resíduos e muito mais. Uma pesquisa anterior da QIMA constatou que as preocupações sociais e de sustentabilidade tendem a cair na agenda de uma empresa durante períodos de interrupção e transição. Dada a escala da interrupção contínua desencadeada pela pandemia, é razoável esperar que as melhorias sociais e de sustentabilidade continuem a ficar em segundo plano em relação às considerações econômicas no médio prazo.

Principais KPIs do Barômetro QIMA

Contato com a imprensa